Empatia no Ambiente de Trabalho

Treinamento de Comunicação Empática

Vivemos na era da informação, em um mundo altamente conectado e com ambientes de trabalho cada vez mais diversos. Nesse contexto, as relações importam. O clima do ambiente de trabalho importa. As pessoas querem sentir que fazem parte, que são úteis e que podem confiar nas pessoas que trabalham ao seu lado.

Porém, muitas vezes por falhas e ruídos na comunicação, acontecem desentendimentos que impactam resultados de equipes inteiras. Para isso, é importante apostar no desenvolvimento de habilidades que aumentem a transparência e engajamento das pessoas, a capacidade de demonstrar empatia é uma das mais poderosas nesse sentido.

Não aprendemos a nos relacionar no nosso processo de educação formal mas ao longo da nossa vida profissional essa é uma habilidade fundamental

Empatia e Performance

Qual a relação?

Empatia é a habilidade de reconhecer e se conectar com os pensamentos, emoções e experiências dos outros. Mas sentir empatia é muito diferente de conseguir demonstrar empatia. Nós seres humanos já nascemos “equipados” com a habilidade de sentir empatia, mas pouquíssimas pessoas no momento de um conflito ou crise conseguem demonstrar para o outro que reconhecem o ponto de vista deles.

Em uma pesquisa sobre satisfação no trabalho feita ao redor do mundo com 23 milhões de profissionais pela Gallup revelou que:

13%

dos profissionais sentem-se altamente engajados com seu trabalho

63%

não se sentem
engajados

24%

estão ativamente
desengajados!

ou seja, para 87% das pessoas entrevistadas (e não foram poucas) o trabalho é uma fonte de frustração. Mas quais são os motivos disso?

Conclusão
O fator essencial para desengajamento é a falta de comunicação, empatia e conexão no ambiente de trabalho.

 

Empatia pode ser aprendida

Para aumentar a performance e efetividade os colaboradores podem desenvolver sua capacidade de demonstrar empatia. Algumas pessoas tem essa habilidade naturalmente mais desenvolvida mas outras podem desenvolvê-la. Empatia não é um traço fixo de personalidade e pode ser aprendida com sucesso por meio de coaching e treinamentos.

Nossos Treinamentos

Por meio de uma metodologia envolvente nós mostramos para seus colaboradores como a empatia
pode transformar as relações deles na prática.

success

Curso Completo - Online + Day Training

presentation

Day Training - 8 horas

brainstorming

Workshop - 3 horas

lecture

Palestra de 1h30

Curso Completo

Módulo online + Presencial

No nossa solução mais completa nós disponibilizamos todo o conteúdo teórico do curso no formato online e em seguida fazemos um Day Training presencial com os colaboradores. As vantagens desse formato são:

Os participantes podem assistir aos vídeos com calma, fazendo pausas para anotaçõesOs colaboradores podem assistir o curso de onde estiverem e no horário que preferirem
O treinamento fica disponível para organização treinar colaboradores atuais e futuros pelos próximos 5 anosA organização pode inserir os vídeos na sua própria plataforma de cursos online ou, se não tiver, poderá utilizar a nossa
No período entre o módulo online e presencial os participantes já começam a praticar a CNV no dia-a-dia e quando chegam no presencial podem esclarecer todas as dúvidas sobre como utilizá-la ou não.

Estrutura do curso online

O curso online é composto por 6 aulas, todas elas tem cerca de 3-5 vídeos e cada vídeo tem duração de 4-20 minutos. Esse formato foi pensado para aumentar ao máximo o engajamento dos seus colaboradores com o curso.

A linguagem do vídeo é leve e divertida e a edição contém animações que facilitam a absorção do conteúdo. O curso online é acompanhado de uma apostila de exercícios e material complementar para que os participantes sintam que estão trabalhando casos reais de sua vida enquanto aprendem a teoria.

Para ter uma ideia de como são os vídeos do curso online, assista:

Tópicos abordados no curso online

Aula 1

Introdução ao Curso de Comunicação Empática

  • Bem vindos ao curso Comunicação Empática
  • Diferentes formas de reagir a uma crítica
  • A terceira dimensão: empatia
  • Diagnóstico dos seus relacionamentos profissionais

Aula 2

O Poder da Empatia

  • Obstáculos para empatia
  • Degraus para empatia
  • Exercícios de empatia

Aula 3

Os 4 Passos da Comunicação Não Violenta- Parte I

  • Observações vs Interpretações
  • Sentimentos vs Pseudosentimentos

Aula 4

Os 4 Passos da Comunicação Não Violenta- Parte II

  • Necessidades
  • Linguagem da culpa vs linguagem das necessidades
  • Pedidos vs Exigências
  • Como utilizar os 4 passos no ambiente de trabalho

Aula 5

Dicas de comunicação para situações específicas – Parte 1

  • Vídeo 5.1- lidando com a raiva, vergonha e culpa no ambiente de trabalho
  • Ouse discordar
  • Conectando com pessoas difíceis
  • Facilitando uma reunião

Aula 6

Dicas de comunicação para situações específicas – Parte II

  • Saiba lidar com diferentes perfis de comunicadores
  • O paradoxo da autenticidade
  • Como agradecer, pedir desculpas e elogiar pessoas

Ao final do curso online, que pode ter duração de 3 a 6 semanas, dependendo de quantas aulas por semana seus colaboradores fizerem, agendaremos um Day Training, ou seja, um dia de treinamento de 8 horas para praticarmos com profundidade tudo o que foi visto no online. Esse é um momento de troca profunda e é muito comum que os participantes cheguem com muitos relatos para partilhar sobre a prática da CNV.

Outros Formatos de Treinamento

Day Training

Duração: 8 horas

Em um dia de treinamento presencial nós abordamos bases teóricas e práticas dos 4 passos da Comunicação Não Violenta.

Workshop

Duração: 3 horas

Em um workshop presencial de 3 horas abordamos as bases teóricas dos 4 Passos da Comunicação Não Violenta sem deixar de envolver os participantes em algumas atividades experienciais.

Palestra

Duração: 1h30

Nessa palestra abordamos as diferenças entre sentir empatia e saber demonstrá-la. Os colaboradores saem com uma ideia de como serem mais empáticos no ambiente de trabalho.

Benefícios dos treinamentos

Oferecer uma ferramenta simples mas poderosa que ajudará seus colaboradores a mediarem conflitosOferecer um treinamento que será 100% aproveitado no dia-a-dia e valorizado por seus colaboradores
Promover um ambiente de trabalho mais transparente e afetivoAprender uma maneira de melhorar o clima sem deixar a produtividade cair
Aumento do engajamento dos colaboradores com o trabalho

Nossos Clientes

Algumas organizações que já conheceram nossos treinamentos:

 

 

Depoimentos dos Clientes

Um aprendizado muito além do mundo corporativo

Quando a Carolina Nalon me apresentou os conceitos de CNV, minha primeira reação foi... Não preciso disso! Não sou violento (que palavra pesada)! Nunca gritei, nem ofendi nenhum colaborador! Será que isso terá algum valor para meu crescimento?

Rapidamente ela me convenceu que valeria a pena abrir o coração para conceitos que para um engenheiro, sempre pareceram sinais de fraqueza. Dia após dia, estes conceitos foram se mostrando cada vez mais fortes e imprescindíveis para uma relação plena com minha equipe, pares e ainda mais com minha família.

Sempre pensei que Vulnerabilidade era algo que deveria passar longe de qualquer líder, achava que meu time esperava de mim simplesmente a "resposta final", mas descobri que estar junto deles, dividir as angústias, fortalecer a cumplicidade entre outros, faz com que as respostas sejam muito mais legítimas e de nível mais elevado.

Se você tiver a sorte de participar de um treinamento da Carol, vai entender o bem que a CNV vai fazer na sua vida .

Vitor Sabadin, Diretor de Vendas da Endress+Hauser

Quem faz

Carolina Nalon

Graduada pela Esalq-USP, é coach especializada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana e também em Comunicação Não Violenta. Fundadora do Instituto Tiê, possui mais de 1000 horas de atendimento em grupo e individual. Idealizadora dos projetos Workshop para Inquietos e o Caminho da Comunicação Autêntica no qual já atendeu milhares de pessoas no Brasil. Já fez consultorias para empresas como Endress+Hauser, EsalqLOG, Phizer , Natura, Bayer, GOL, USP e outras. Também é certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching em Executive & Business Coaching, Alpha Coaching e Personal & Professional Coaching. Também é certificada pela The Inner Game School of Coaching de Timothy Gallway. Possui formação em Biopsicologia.

Juliana Calderón

Formada em Comunicação Social pela FAAP, iniciou sua carreira em grandes agências de publicidade, passando pela W/Brasil (redação) e Almap BBDO (RTV). Em Londres estudou Teatro nas escolas Central School of Speech and Drama e The London Centre for Theatre Studies e realizou um curso introdutório à Psicoterapia Existencial na New School of Psychotherapy & Counselling. Possui formação em Dramaturgia pelo Sesi British Council e em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e há mais de 4 anos vem conciliando trabalhos como atriz, roteirista, palestrante e consultora em Comunicação, tendo atendido empresas como Bradesco, Votorantin, Coca Cola, Smart Modular, Emerald, Ford, GOL, entre outras.

Solicite uma proposta

Nos envie um email contando qual é a demanda/desafio da sua organização no momento, quantas pessoas vão participar do treinamento, qual a data ideal para o treinamento e que formato de treinamento nosso você prefere.

O email para envio das informações é: atendimento@institutotie.com.br

Por favor, pedimos um prazo de até uma semana para envio de proposta.

Obrigada por seu interesse!
Será um prazer te atender.

Apresente esse treinamento para seu gestor

Se você conhece nossos cursos e gostaria de ter um material para apresentar esse treinamento para seu gestor, faça o donwload do nosso pdf de apresentação aqui.

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