happy

Diálogos sobre diversidade e inclusão

Nunca se falou tanto em diversidade nas empresas. Diversidade é o conjunto de diferenças e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, segundo o seu gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade ou deficiência. É uma questão de fundo ético. Diz respeito à inclusão, dignidade, equidade e liberdade. Nenhuma pessoa deveria sofrer preconceito por ser pobre. Ninguém deveria ser hostilizado por sua orientação sexual ou origem racial. Nenhum indivíduo deveria ser privado de oportunidades de educação e desenvolvimento profissional por ser mulher, por ser jovem ou idoso, por ser negro ou por ser pessoa com deficiência. A Comunicação Não Violenta nasceu para ser um instrumento de transformação social, ou seja, ela não deveria ser vista como uma técnica para tornar os relacionamentos agradáveis, isso é uma visão limitada e equivocada. A CNV nasceu para construir pontes, e não bolhas. Construir pontes significa que de maneira respeitosa podemos conviver com nossas diferenças, tendo clareza da distinção entre sofrimento e opressão, e podemos juntos construir uma sociedade mais justa e compassiva.

O que oferecemos

Nosso diferencial é tratar o tema da Diversidade e Inclusão sob a ótica da Comunicação Não Violenta. Sendo assim, gostamos muito de criar espaços de diálogo onde a escuta ativa esteja presente para que esses temas sejam tratados de maneira provocadora e humana, e todos possam ver que esse convite ao encontro com o diferente, e que a vida nos faz, é um convite para desenvolvermos uma tecnologia social de convivência, da qual todos nós colheremos os benefícios.

Nesse sentido, oferecemos:

Palestra "Diálogos sobre diversidade e inclusão"

Podendo ser adaptada a um tema específico como, por exemplo, LGBTfobia, Igualdade de Gênero, Branquitude e Antirracismo.

Processo de consultoria para implantação de políticas de diversidade

Se vocês precisam de ajuda para engajar a alta liderança, criar e fomentar um comitê de diversidade ou bolar uma estratégia para conseguir comunicar essa ação para todos os colaboradores, nós também podemos ajudar.

Rodas de conversas com mediação sobre temas importantes

Em vez de palestra talvez sua organização queira implementar ou já esteja implementando algum tipo de política de cotas e gostaria de integrar os colaboradores nesse processo. Para isso é importante que eles sejam escutados. Nós podemos contribuir com esse momento de integração e inspiração para que a organização como um todo compreenda e potencialize ainda mais o resultado dessas ações.

ASSISTA A TEDxTALK Árvore Grande:
Como praticar empatia em uma sociedade desigual

É da Tiê mesmo que seu projeto precisa?

Faz parte de todo processo de transformação social refletirmos sobre a coerência de nossas ações. Por isso, temos uma pergunta para você: somos nós mesmas as pessoas certas para fazer esse trabalho?

Aqui na Tiê somos uma equipe de 4 mulheres brancas, cisgênero, classe média, nenhuma de nós é PcD, duas são heterossexuais e duas LGBTQIA+. Eita! Mas porque vocês precisam saber disso? Porque, dependendo do projeto que você esteja construindo, isso importa.

É muito comum vermos organizações querendo fazer eventos sobre diversidade e no final só chamar gente branca para falar e a grande maioria homens. Sendo assim, se provoque nesse sentido, abra as portas para que a diversidade que você gostaria de ver na sua organização também esteja presente nos palestrantes, consultores e público dos eventos e treinamentos que você faz.

Todos os movimentos que têm a ver com compaixão e justiça social nos interessam. Nesse sentido, podemos participar de eventos sobre diversos temas, sempre preocupadas em falar do nosso lugar de fala e com o enfoque de mostrar como a não-violência pode dar o norte dessas transformações que almejamos. Você, como organizadora do projeto, agora já sabe mais sobre como nossas características vão compor com a diversidade que você está buscando.

Ah, e claro! Caso seja preciso, também podemos oferecer uma consultoria ou curadoria para te ajudar a desenhar a diversidade do seu evento de forma mais equilibrada possível e encontrar as pessoas certas. Pode contar com a gente! 

Organizações que admiramos e que você pode gostar de conhecer

(se já não conhece!)
Se você pretende abordar mais profundamente o tema da igualdade racial, anticapacitismo, gordofobia, feminismo, transexualidade e fazer rodas de homens para falar sobre igualdade de gênero, nós gostaríamos de indicar pessoas que além de serem referência e terem projetos sobre esses temas, ainda ocupam um lugar de fala e experiência de vida que certamente enriquecerá a troca durante o seu projeto:

logo empregueafro transparente preto e branco ns 1 Logo Transempregos 1 4d vert azul 1 105964357 836521193539602 4465932185782154244 n 1 

Silvia Silva

Psicóloga e pesquisadora das relações raciais brasileiras

Gabriela Borges

Jornalista, pesquisadora e mestra em antropologia

Flávia Durante

Organizadora do poplus