Nos últimos tempos você teve dificuldades em conversar com alguém sobre algum tema social importante?

Já perdeu a cabeça ou preferiu nem se expressar sobre assuntos como racismo, feminismo, capacitismo, lgbtfobia, socialismo, conservadorismo, autoritarismo, democracia?

Como conversamos com quem discorda da gente? Como sustentar a abertura ao diálogo mesmo quando sentimos que nossos valores estão sendo diretamente confrontados? Como a filosofia da não-violência pode orientar tanto as nossas conversas quanto a nossa atuação na vida em sociedade?

Se você já fez cursos de Comunicação Não Violenta e gostaria de ter um aprofundamento teórico-prático sobre o princípio da não-violência, compaixão e CNV aplicada a questões sociais e estruturais, esse grupo de aprofundamento é para você.

Nossos encontros serão terreno fértil para reflexões como:

Alguns dos livros que nos inspiraram a planejar e construir esses encontros estão listados abaixo. Eles não são leituras obrigatórias mas fique à vontade para ler e trazer suas dúvidas para gente:

Autocompaixão

Kristin Neff

Comunicação Não Violenta

Marshall Rosenberg

Felicidade Genuína

Allan Wallace

O princípio da Não Violência

Jean Marie Miller

Lugar de fala

Djamila Ribeiro

21 lições para o século 21

Yuval Noah Harari

"As ideologias antidemocráticas estão todas vinculadas a ideologia da violência e não hesitam em proclamar que a violência é necessária e legítima desde que esteja a seu serviço. É por isso que a ameaça contra a democracia é sempre a ameaça da violência e por conseguinte a defesa da democracia é sempre uma luta contra a violência"
Jean Marie Muller

Para Quem?

Para participar é importante que você já tenha tido algum contato com a CNV, seja através do CCA ou de algum outro curso ou fonte de estudo. Isso porque vamos considerar que você já tem o conhecimento dos 4 passos e do parafrasear proposto pelo Marshall Rosenberg.

Importante que você já tenha tido algumas experiências, sejam elas positivas ou negativas na tentativa de colocar a CNV em prática.

Como funciona o Grupo de
Aprofundamento Online?

R$970

em até 10x no cartão

Pagamento por depósito bancário com desconto:

Nesse caso, basta fazer a transferência e em seguida nos enviar o comprovante por e-mail.

Dados bancários:

Banco Itaú
C F Nalon Treinamentos ME
AG: 2925
CC: 17617-0
CNPJ: 17.276.660.0001-00
Valor: 920 reais

Envie um email com o comprovante para: atendimento@institutotie.com.br

Quem vai conduzir os encontros?

Carolina Nalon

Mediadora de Conflitos especialista em Comunicação Não Violenta, fundadora do Instituto Tiê

Olá, pode me chamar de Carol. Desde que fundei o Instituto Tiê em 2012 me tornei uma entusiasta da empatia, da comunicação autêntica e do poder da não-violência para promover transformação social. Conto mais da minha trajetória com a CNV nas palestras que fiz para o TEDxTalkPedradoPendedo “Pra Início de Conversa” (2016) e para o TedxTalkArvoreGrande “Como demonstrar empatia em uma sociedade desigual” (2019). Desde 2015 ofereço o curso Caminho da Comunicação Autêntica, no qual já recebi milhares de pessoas de todo o Brasil e alguns países do mundo. Foi esse curso que abriu as portas da Tiê para outros tantos projetos que hoje em dia fazemos. Os cursos que mais impactaram minha jornada profissional até hoje foram: Mediação de Conflitos pela Palas Athena, Coaching Ontológico pelo Território Appana e dezenas de cursos de Comunicação Não Violenta, entre eles o Intensive International Training do Center for Non Violent Communication.

Juliana Calderón

Atriz, facilitadora, palestrante e consultora especialista em Comunicação Não Violenta

Oi, tudo bem?
Eu sou a Ju Calderón e vou te contar um pouquinho mais sobre mim, torcendo pra descobrir mais sobre você em breve também.
Me formei em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela FAAP, e iniciei minha carreira na comunicação em grandes agências de publicidade como a W/Brasil (criação) e a Almap BBDO (RTV).

Curiosa sobre os mistérios do mundo e sobre mim mesma, decidi me mudar para Londres, onde morei por 4 anos. Durante esse tempo, entre trabalhos, viagens e experiências das mais malucas, estudei Teatro nas escolas Central School of Speech and Drama e The London Centre for Theatre Studies e realizei um curso introdutório à Psicoterapia Existencial na New School of Psychotherapy & Counselling. (Ah, nessa época fiquei viciada nos livros do psicoterapeuta Irvin D. Yallom. Amo.)

De volta a São Paulo intercalei trabalhos como atriz e consultora de comunicação para grandes empresas, estudei Dramaturgia pelo Sesi British Council, Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, e passei a refletir cada vez mais sobre a importância da escuta, da empatia e do contato com a nossa vulnerabilidade para a construção de relações humanas mais saudáveis, colaborativas e sustentáveis dentro das organizações.
Mas foi em 2015 que finalmente descobri Marshall Rosemberg e a Comunicação Não Violenta. Que bom que alguém tinha dedicado sua vida a facilitar a conexão entre as pessoas e criado inclusive uma metodologia de comunicação com esse propósito! Fiz vários cursos, incluindo o CCA (sei que sou suspeita pra falar, mas fortemente recomendo!), me apaixonei tanto pela prática quanto pela filosofia da Não Violência e, desde 2016, venho colaborando com o desenvolvimento e a realização de palestras e treinamentos através do Instituto Tiê, atendendo grandes instituições e organizações como Itaú, Emerald, Natura, Secretaria Municipal de Educação, Bradesco, Danone, Mercado Livre, entre outras.

Importante:

Se você nunca fez um curso de CNV ou se você ainda se considera muito iniciante na prática de CNV recomendamos que você primeiro participe de algum de nossos Grupos de Prática. Se a sua necessidade é ganhar fluidez para aplicar CNV em conflitos de trabalho ou em família o Grupo de Prática irá te atender melhor. O Grupo de Aprofundamento funciona mais como uma grande reflexão filosófica do que significa a não-violência e como podemos debater temas sociais importantes sob sua ótica.