Conheça o Caminho da Comunicação Autêntica

Um curso que vai te ajudar a se conectar genuinamente com as pessoas com as quais você convive e a resolver seus conflitos pessoais e profissionais por meio da Comunicação Não Violenta

Quer saber mais sobre o curso? Cadastre seu e-mail:

As inscrições para turma de 2022 já encerraram. Deixe seu e-mail acima caso queira participar em 2023

Por que fazer um curso
de Comunicação Não Violenta?

Como você aprendeu a se relacionar?


Já percebeu que não somos educados para mediar conflitos e gerenciar nossas emoções em situações difíceis? No entanto, tanto na vida pessoal quanto no trabalho passamos por tensões diárias que nos exigem ter esse tipo de competência.

Ao aprender e praticar a Comunicação Não Violenta, você sentirá mais segurança ao navegar pelos conflitos do dia-a-dia, vai ter mais facilidade em se conectar com as pessoas e conseguir a compreensão delas.

Comunicação Não Violenta não é
sinônimo de passividade

Muitas pessoas, ao demonstrarem interesse por uma maneira de se comunicar com os outros sem violência (talvez pelo nome que essa prática tem), logo declaram que não conseguiriam usá-la, porque não dá para ”engolir sapo“ ou porque “ser não-violento seria colaborar para a perpetuação de opressões”. Só que é exatamente o contrário, a CNV é uma maneira excelente para despertar as pessoas a se expressarem a favor de suas próprias necessidades e assim estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos e resistirem frente a opressões. 

Bolsa de estudos
Com um compromisso de tornar nossos cursos cada vez mais acessíveis, sempre oferecemos bolsas de estudos aos nossos alunos.

Para ser elegível a essa bolsa de estudos você necessariamente precisa trabalhar em alguma ONG, ser professor de escola pública, ser organizador/líder de algum movimento social (temas relacionados com feminismo, racismo, prevenção de violência, movimentos pela paz, meio ambiente e afins). O objetivo é dar oportunidade para pessoas que não podem arcar com os valores do curso e que podem trazer benefícios para seu campo de atuação através desse conhecimento.

Se comunicar de uma maneira totalmente diferente do que estamos acostumados é um processo e não simplesmente um conceito que se aprende rapidamente.

Por isso, o curso Caminho da Comunicação Autêntica foi desenhado para ser um mergulho nesse novo campo, para que você tenha tempo de reflexão e prática, e apoio de uma rede de pessoas interessadas pelo tema.

Como funciona o o curso?

Duração: 2 meses
8 aulas gravadas + 8 aulas ao vivo

Aulas gravadas: você poderá assistir as aulas gravadas a qualquer hora, em qualquer lugar, podendo voltar caso precise revisar algum conteúdo. E ainda contará com um material de apoio completo. A partir do momento que você se torna aluna do CCA esse material será seu para sempre, ou seja, mesmo depois de passado o tempo do curso você continuará podendo assistir às aulas.

As aulas podem ser acessadas no computador, pela plataforma para desktop, onde será possível tirar dúvidas e interagir com os colegas. Todos os alunos recebem de presente o livro Comunicação Não Violenta, de Marshall Rosenberg, em suas casas. 

Datas das aulas online ao vivo:

Em Dezembro publicaremos as datas do curso de 2023

Aula 1

Ajustando as lentes

Nessa aula você irá conhecer princípios básicos de CNV e irá desenhar a sua galáxia de relacionamentos, para ter uma ideia geral das suas relações.
Aula 2

Você recebe o que você dá

Você recebe o que você dá. Nessa aula você irá aprender como o cérebro empático funciona. Como você demonstra que compreendeu o que as pessoas te dizem? Quão disposto você está a reconhecer as necessidades das pessoas que convivem com você?

Aula 3

Afinando o que os olhos vêem e o coração sente

Nessa aula vamos falar com profundidade sobre os 2 primeiros passos da CNV: observação e sentimentos.

Aula 4

Se expressando com clareza

Se expressando com clareza. Nessa aula vamos falar com profundidade sobre mais 2 passos fundamentais da CNV: necessidades e pedidos. Com ela você terá aprendido uma chave completa para o diálogo autêntico.

Aula 5

Indo além dos quatro passos

Você irá conhecer diferentes chaves para utilizar em suas conversas. Vamos começar a navegar de forma mais natural pelos 4 passos da CNV e mergulhar no que são de fato nossas necessidades. Permita-se elaborar novas estratégias para necessidades recorrentes e sinta a liberdade de poder se satisfazer de diferentes formas!

Aula 6

Para viver sua verdade

No Caminho da Comunicação Autêntica não poderíamos deixar de ter uma aula sobre autenticidade! Você vive sua verdade? Tem coragem de se mostrar vulnerável? De conversar sobre o que te envergonha? Eu fui chamada para viver a minha verdade de um jeito bem inusitado e quero te provocar a pensar em como viver cada vez mais a sua também.

Aula 7

Autenticidade no amor

Vamos falar sobre a curiosa necessidade de conexão e separação que os relacionamentos precisam ter para resistirem aos ciclos de vida-morte-vida do amor.

Aula 8

Para viver uma vida empática

Vamos falar sobre empatia de forma mais detalhada e profunda. Se estivermos conscientes de que “apertando os botões certos” todos nós somos capazes de cometer qualquer coisa talvez a gente possa aceitar melhor os outros e também nos aceitar.

Aulas online ao vivo:

O curso possui 8 aulas online ao vivo. Metade dessas aulas serão para tirar dúvidas relacionadas as aulas gravadas e a outra metade serão webinars de prática da Comunicação Não Violenta.

Veja como o curso ajudou nossos alunos

Giselle Hosken fez o curso online e utilizou o que aprendeu para mobilizar e fazer um movimento de nutrição emocional a população de Barão de Cocais durante uma situação de risco iminente de rompimento de uma barragem.

Marcos e Marília já tinham lido o livro Comunicação Não Violenta do Marshall Rosenberg mas tinham dificuldade de colocar a CNV em prática. No módulo presencial do CCA foram ficando mais confortáveis com a prática e contam que ali no curso tiveram clareza do motivo que fazia a comunicação entre eles travar: conversar sobre ter ou não ter o terceiro filho.

Natalie Andreoli fez o curso online em busca de entender como a Comunicação Não Violenta poderia ser de fato colocada em prática no dia-a-dia dela. No vídeo ela conta como essa mudança aconteceu especialmente em seus atendimentos.

Jéssica Rodrigues veio de Belém do Pará para o curso presencial. Hoje ela trabalha com CNV e multiplica esse conhecimento no Norte do país.

Nicholas Rohwedder é programador e fez o curso online do CCA. No vídeo conta sobre os diferenciais que enxergou no curso.

Rhdlá e Bhell contam como utilizaram o que aprenderam no CCA no projeto social no qual trabalham no Mato Grosso.

Quer saber mais sobre a próxima turma?