O Círculo

Uma sequência de vídeos feita com muito carinho para educadores e educadoras brasileiras que queiram lidar com o bullying, com a violência e outros conflitos em sala de aula através da Comunicação Não Violenta e dos Círculos Restaurativos <3

Aula 1 | Como eu queria ter aprendido isso na escola!

Quem é a autora Carolina Nalon? Por que escrevi esse livro? Qual o objetivo desta série de vídeos? Dá o play!

Aula 2 | O super poder de girafa

Para que qualquer educador consiga lidar com conflitos, é fundamental aprender a escutar, ou melhor, a espalhar o super poder de girafa por aí 😉

Aula 3 | Justiça Restaurativa

Que tal utilizar os círculos restaurativos para lidar com os conflitos da sala de aula? Para isso, é fundamental saber alguns conceitos básicos da Justiça Restaurativa.

Baixe aqui os materiais para conduzir um Círculo de Apreciação ou até mesmo o círculo para uma reunião familiar

Círculo: lidando com
a dor da perda

Círculo: conversa sobre nos sentirmos excluídos

Aula 4 | O Círculo

Para evitar a re-traumatização de quem sofreu uma agressão, é extremamente importante compreendermos as etapas necessárias para uma boa condução de um Círculo Restaurativo.

Para aprofundar

Bibliografia recomendada:

  • Trocando as Lentes, Howard Zehr
  • Comunicação Não Violenta, Marshall Rosenberg
  • Disciplina Restaurativa nas Escolas, Lorraine Stutzman e Judy H. Mullet
Carolina_Nalon_O_Circulo_livro

Carolina Nalon

Mediadora de conflitos, especialista em Comunicação Não Violenta, fundadora do Instituto Tiê.
Conto mais da minha trajetória com a CNV nas palestras que fiz para o TEDxTalk PedradoPendedo “Para Início de Conversa” (2016) e para o TedxTalk ArvoreGrande “Como demonstrar empatia em uma sociedade desigual” (2019).
Professora convidada da Pós Graduação em Psicologia Escolar da PUC-RS oferece a disciplina sobre bullying e violência escolar. Também é professora no MBA da PUC-RS, em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade. Autora do livro O Círculo, publicado pelo selo Escarlate da Companhia das Letrinhas.