...

Curso online para empresas

Comunicação Empática

Aprenda sobre princípios e prática da Comunicação Não Violenta.
Aulas com Carolina Nalon, uma das maiores especialistas do assunto no Brasil 

Como contribuir para que seu time dialogue mais?

Confiança não é algo que se pede, é algo que se constrói. E ela é construída por base nas atitudes que temos ao nos relacionarmos.

Durante toda nossa vida, principalmente em nosso processo de formação educacional, o foco está em aprender habilidade técnicas, que nos ajudem a construir um bom currículo. Somos contratados por conta desse currículo. Só que, no dia-a-dia, somos demandados por nossas habilidades comportamentais.

Pense em alguém que você admira muito profissionalmente. Pensou? Agora reflita sobre os motivos que fazem você admirar essa pessoa.

É porque ela faz um excel incrível cheio de macros? É porque ela é fluente em 5 línguas? É porque ela fez um MBA incrível?

Provavelmente não, né?

Sempre que fazemos essa pergunta nos nossos treinamentos corporativos as respostas são “a resiliência da pessoa frente às crises”, “a maneira como todos se sentiam queridos perto dela”, “o comprometimento e respeito que essa pessoa tinha com todos os demais”, “a maneira agregadora com que conseguia conduzir projetos complexos”.

E sabe qual é o ponto chave para conseguirmos ser vistos e reconhecidos pelas nossas habilidades comportamentais?

A nossa comunicação.

Sim. Uma das maiores pesquisas já feitas sobre engajamento no trabalho feita pela Gallup em 2014 revela que 84% das pessoas pedem demissão por conta do relacionamento direto com o chefe, por não se sentirem reconhecidas e escutadas por eles.

Ao longo de mais de cinco anos oferecendo treinamentos os Comunicação Não Violenta para empresas do Instituto Tiê, nós nunca conhecemos um líder sequer que gostaria de entrar para essas estatísticas. Todos eles querem motivar e engajar sua equipe, mas acabam tentando por vias motivacionais vazias, que não trazem conexão. Poucos sabem fazer isso através da empatia.

A comunicação empática cria ambientes seguros, incentiva a cooperação, gera confiança e, consequentemente impacta no engajamento e na produtividade dos times.

O curso online Comunicação Empática para Empresas é nossa solução mais completa para o ambiente corporativo, pois disponibilizamos todo o conteúdo teórico do curso no formato online.

Precisa ter alguma conversa delicada em breve e gostaria de se preparar para ela

A organização pode inserir os vídeos na sua própria plataforma de cursos online ou, se não tiver, poderá utilizar a nossa

Os colaboradores podem assistir o curso de onde estiverem e no horário que preferirem

Experimente gratuitamente

Quer ter acesso ao curso por uma semana para verificar se é ele mesmo que atende a sua demanda?

Como funciona o curso

Proposta aprovada, e nota fiscal emitida, nós iremos solicitar os nomes e e-mail de todas as pessoas que irão participar do curso para incluí-los em nossa plataforma. Depois disso, o curso seguirá em 3 etapas:

1

Webinar de abertura (1 hora)

Para apresentar o curso online para sua equipe e tirar eventuais dúvidas sobre o funcionamento do curso. Essa etapa é importante para aumentar o engajamento com o curso, assim como criar uma proximidade com a facilitadora.

2

Curso online

Aulas semanais por 6 semanas, os participantes recebem lembretes semanais das aulas.

3

Workshop final (2 horas)

Para tirar as dúvidas e fazer exercícios utilizando desafios do cotidiano dos participantes. (É possível fazer mais encontros de prática, mas é necessário contratar a parte).

No curso online do Instituto Tiê, todos os participantes receberão semanalmente, ao longo de 6 semanas, uma aula de aproximadamente 20 a 35 minutos. Cada aula conterá cerca de 4 vídeos de 5 a 10 minutos para garantir a fluidez e engajamento com o curso.

Em todas as aulas os participantes irão fazer exercícios práticos sobre o assunto abordado, garantindo assim que o conteúdo seja colocado em prática. A vantagem do módulo online é a possibilidade de pausar, anotar e revisitar o curso sempre que necessário.

Os tópicos abordados nas nossas aulas são:

Aula 1

Introdução ao Curso de Comunicação Empática

  • Bem vindos ao curso Comunicação Empática
  • Diferentes formas de reagir a uma crítica
  • A terceira dimensão: empatia
  • Diagnóstico dos seus relacionamentos profissionais
Aula 2

O Poder da Empatia

  • Obstáculos para empatia
  • Degraus para empatia
  • Exercícios de empatia
Aula 3

Os 4 Passos da Comunicação Não Violenta- Parte I

  • Observações vs Interpretações
  • Sentimentos vs Pseudosentimentos
Aula 4

Os 4 Passos da Comunicação Não Violenta- Parte II

  • Necessidades
  • Linguagem da culpa vs linguagem das necessidades
  • Pedidos vs Exigências
  • Como utilizar os 4 passos no ambiente de trabalho
Aula 5

Dicas de comunicação para situações específicas – Parte 1

  • Lidando com a raiva, vergonha e culpa no ambiente de trabalho
  • Ouse discordar
  • Conectando com pessoas difíceis
  • Facilitando uma reunião
Aula 6

Dicas de comunicação para situações específicas – Parte II

  • Saiba lidar com diferentes perfis de comunicadores
  • O paradoxo da autenticidade
  • Como agradecer, pedir desculpas e elogiar pessoas
Assim que finalizarem todo o curso, cada participante poderá solicitar seu certificado de conclusão.
Clientes que já fizeram esse curso

Investimento

Preencha este breve formulário para que a gente entenda sua demanda. Faremos o envio da proposta em até 3 dias úteis.

Sobre a Professora

Carolina Nalon

Mediadora de conflitos, especialista em Comunicação Não Violenta, fundadora do Instituto Tiê.

Desde que fundou o Instituto Tiê em 2012 Carol se tornou uma entusiasta da empatia, da comunicação autêntica e do poder da não-violência para promover transformação social.

Conta mais de sua trajetória com a CNV nas palestras que fez para
o TEDxTalk PedradoPendedo “Pra Início de Conversa” (2016) e para
o TedxTalk ArvoreGrande “Como demonstrar empatia em uma sociedade desigual” (2019).

Ofereço os cursos Caminho da Comunicação Autêntica,  Comunicação Empática no Ambiente de Trabalho e a Jornada para Facilitadoras de CNV que já receberam milhares de pessoas de todo o Brasil e alguns países do mundo.

Professora convidada do MBA da PUC-RS, em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade. Autora do livro O Círculo, publicado pelo selo Escarlate da Companhia das Letrinhas.

Hoje o Instituto Tiê atende algumas das maiores organizações do país como Vale, Bradesco, Raízen, Itaú, Natura, Globo, ArcelorMittal entre outros tipos de organização como órgãos públicos e terceiro setor.