Treinamentos em Comunicação Não Violenta

Vivemos na era da informação, em um mundo altamente conectado e com ambientes de trabalho cada vez mais diversos. Nesse contexto, as relações importam. O clima do ambiente de trabalho importa. As pessoas querem sentir que fazem parte, que são úteis e que podem confiar nas pessoas que trabalham ao seu lado.

Porém, muitas vezes por falhas e ruídos na comunicação, acontecem desentendimentos que impactam resultados de equipes inteiras. Para isso, é importante apostar no desenvolvimento de habilidades que aumentem a transparência, confiança e engajamento das pessoas, a capacidade de demonstrar empatia é uma das mais poderosas nesse sentido. 

Nós somos referência em treinamentos de Comunicação Não Violenta no Brasil, já tendo atendido várias das maiores organizações do país. Nosso diferencial é o uso de uma linguagem simples e bem adaptada ao contexto das organizações com as quais trabalhamos.

Oferecemos diferentes formatos de treinamentos que você pode escolher e de acordo com a demanda da sua organização. Nós sempre fazemos uma reunião de briefing com o cliente mesmo que seja apenas para fazer uma palestra, para que possamos adaptar os exemplos utilizados para o contexto do seu time.

Objetivos de aprendizagem

De uma forma geral, todos os nossos treinamentos tem os objetivos de aprendizagem citados abaixo, sendo que quanto maior for a carga horária do treinamento maior a possibilidade do participante ser sensibilizado para conseguir:

Palestra

1h-2h
Público ilimitado

Nessa palestra que pode ter de uma a duas horas, apresentamos os seguintes tópicos aos participantes:

– Princípios Básicos de Comunicação Não-Violenta
– Ciclos viciosos de comunicação no ambiente de trabalho
– Quatro reações a uma crítica
– O que é empatia e como demonstrá-la?
– A linguagem da culpa vs. Linguagem das necessidades
– CNV como filosofia de vida

Workshop

3h-4h
Até 30 pessoas

Nesse workshop de 3 horas além dos temas já sugeridos para a palestra cobrimos com um pouco mais de profundidade o tema da expressão autêntica, ou seja, como dizer o que você quer dizer sem gerar resistência nos outros.

– Qual é a diferença entre honestidade e autenticidade?
– Como ser autêntico no ambiente de trabalho?
– Como aumentar a chance de você ser escutado?
– Como observar sem avaliar
– Como distinguir sentimentos e pensamentos
– Como distinguir necessidades e estratégias
– Como fazer pedidos ao invés de exigências?

Day Training

Presencial: 8h | Online: 6h
Até 30 pessoas

A grande diferença entre o day training e os workshop e palestras é que nós podemos escutar mais os participantes e suas histórias.

Começamos o dia com um bate-papo sobre o que é Comunicação Não Violenta e fazemos um levantamento dos momentos nos quais ela poderia ser utilizada no dia-a-dia dos participantes.

Em seguida, fazemos uma dinâmica em grupo no qual os participantes pensam em um diálogo difícil que eles já tiveram ou precisam ter na organização. Depois de feito esse levantamento, nós explicamos de forma lúdica o que é empatia e autenticidade sob a luz da CNV e voltamos ao caso deles para entendermos como a CNV se aplicaria nessa situação. Nessa imersão eles sentem na pele o que é mudar um paradigma de comunicação e que efeitos isso pode ter em suas vidas. O tempo em conjunto fazendo as práticas criam uma conexão muito forte entre todos os participantes.

Grupos de Prática

2h
Até 30 pessoas

Aprender Comunicação Não Violenta é como aprender uma nova língua, por isso além de ter acesso a teoria é também muito importante a prática. Nesse sentido, a maneira mais eficiente de efetivamente manter a prática da CNV dentro das equipes é fomentando grupos de estudo e prática que podem acontecer após o primeiro treinamento (pós curso online ou day training).

O objetivo dos encontros do grupo de prática é construir uma rede de apoio dentro dos times, ter um espaço de despressurização e para que eles possam discutir situações vividas pelos participantes ao longo do tempo. A escuta ativa serve como sustentação para a prática da empatia dos participantes. Altamente recomendado que os grupos tenham esse acompanhamento principalmente em processos de mudança de cultura das organizações. 

Benefícios dos treinamentos

Oferecer uma abordagem simples mas poderosa que ajudará seus colaboradores a mediarem conflitos

Oferecer um treinamento que será 100% aproveitado no dia-a-dia e valorizado por seus colaboradores

Promover um ambiente de trabalho mais transparente e afetivo

Aprender uma maneira de melhorar o clima sem deixar a produtividade cair

Aumento do engajamento dos colaboradores com o trabalho

Alguns dos nossos clientes: