Será que as pessoas LGBT se sentem confortáveis na organização que você trabalha? Aliás, essas pessoas existem na sua empresa?
Viemos te contar sobre um jeito para lidar com as questões de diversidade e inclusão onde você trabalha de uma maneira mais direta e sistêmica, com a sensibilização dos colaboradores e da criação de um ambiente de aprendizado seguro a partir de uma palestra completa do Instituto Tiê, que você pode apresentar para quem contrata treinamentos na sua organização.
Olha só, o cenário geral é preocupante
O Brasil é conhecido mundialmente por sua parada LGBT, e agora tem até beijo gay na novela! Mas será que essa questão está bem resolvida no ambiente corporativo?
Os dados mostram que não:
E talvez na sua empresa mesmo, ainda existem comentários do tipo:
- “e aí, seu viadinho?”
- “nossa, mas você nem parece lésbica!”
- “seu amigo vem pra festa da empresa? (se referindo ao cônjuge da pessoa)”
Mas será que as pessoas fazem isso por serem ruins? A resposta também é não, e estamos aqui pra dizer que é possível sensibilizá-las sem que se crie aquele clima estranho de culpa e punição, de que “agora não pode falar mais nada”, sabe?
Um jeito de começar a mudança pela diversidade
- O primeiro passo é reconhecer as dores sistêmicas do ambiente de trabalho, se ninguém está falando sobre essa questão de diversidade e tem receio disso, provavelmente não há segurança psicológica disponível para falar sobre. Reconhecer isto possibilita dar um nome ao desafio.
- O segundo passo passo é criar uma cultura de aprendizado seguro para falar livremente sobre essas questões, sem ter medo de aprender sobre elas, bem como manter e cultivar este espaço.
Conheça a nossa palestra mais envolvente para o mês do orgulho
A Tiê pode ajudar a sua organização nesta jornada de cultivo do respeito e segurança psicológica para a diversidade! Preparamos especialmente para o mês de junho (que é o mês do orgulho LGBTQIA), uma palestra bem completa ministrada pela mediadora de conflitos e especialista em Comunicação Não Violenta Carolina Nalon sobre este tema.
Mas aviso: esta não é uma simples palestra de letramento LGBTIAPN+. Ela está mais para um momento coletivo envolvente e divertido, que cria um ambiente de aprendizado sobre o tema, pra todo mundo sair entendendo a importância de se atualizar, mas sem se sentir mal ou uma pessoa ruim por receber essas informações. Afinal, não é momento de lacrar, é de aprendizado.
Como funciona? Quanto investir?
A palestra tem 2h de duração. Quer apresentar essa proposta na sua empresa? Então baixe agora o pdf com todas as informações que você precisa aqui embaixo e apresente a proposta para quem contrata treinamentos na sua organização:
Esperamos de verdade que a sua empresa possa ser um estandarte de evolução a respeito da diversidade, e que este passo importante gere muitos bons frutos dentro e fora dela 😉