Diálogos Raciais Autênticos

Talvez nos últimos tempos você tenha se feito algumas destas perguntas. Raça, racismo, discriminação, preconceito racial, termos racistas proibidos são temas que cada vez mais fazem parte do nosso cotidiano. Porém, como este assunto foi durante muito tempo empurrado “para debaixo do tapete” da nossa sociedade, muitas pessoas e segmentos se veem sem referência e com muitas dúvidas sobre como interagir e agir quando o tema é raça.

Estamos vivendo um momento considerado pela consultoria McKinsey como a “era da diversidade”. Há um fenômeno global de expansão do conceito de ESG (Environmental, Social and Governance – sustentabilidade ambiental, social e de governança) que faz com que muitas organizações hoje adotem políticas de responsabilidade social com foco na diminuição da desigualdade racial.

Isso faz com que o encontro entre pessoas brancas e não-brancas venha aumentando em espaços até muito recentemente monorraciais. Neste contexto, o que se percebe é a falta de letramento crítico sobre o assunto e o profundo despreparo para a implementação das mudanças necessárias.

Esse curso nasce então para viabilizar diálogos raciais fundamentados e potentes, e movimentar as pessoas do lugar da culpa e vergonha para o lugar da ação antirracista efetiva.

Sendo você uma pessoa negra ou não esse tema tem a ver com você, já que estamos tratando de uma questão social que envolve a todas as pessoas que compõem a sociedade. 

Por isso, para assumir atitudes antirracistas é necessário a compreensão da complexidade do racismo brasileiro e sua capacidade de enredar a todas as pessoas; mesmo as mais bem intencionadas.

Se o antirracismo na prática é nosso ponto de chegada, a Comunicação Não Violenta (#CNV) e outras metodologias ativas de aprendizagem são nosso caminho. Pela via da conexão e ampliação de nossa consciência de interdependência, pavimentaremos nossa jornada de identificação e desconstrução do racismo, integrando novos modelos de coexistência.

Então, se você quer:

Compreender melhor, se quer mudar, mas não sabe ao certo por onde começar, por onde ir, com quem conversar….

Fazer essa jornada introdutória na companhia de outras pessoas que partilham do mesmo senso de justiça e desejo de transformação, te convido a estar conosco nesse espaço de encontro, aprendizado e de trocas.

Ficar menos receosa(o/e) de que mesmo querendo mudar, ainda assim esteja reproduzindo o racismo….

Encontrar um espaço para colocar em prática conhecimentos teóricos e reinventar comportamentos, atitudes e ações antirracistas, de forma segura, dialógica e consciente.

Como funciona?
O “Diálogos raciais autênticos” é um curso que conta com 6 encontros síncronos para práticas compartilhadas e também vídeo-aulas gravadas com a apresentação de conceitos e proposições teóricas que constituem a base para nossa travessia antirracista.

Os encontros online e ao vivo serão dias
03, 10, 17, 24, 31 de outubro
e 7 de novembro 2023,
através da plataforma Zoom, das 19:00h as 21:00h.

Vem!
Vamos construir juntes a sociedade que queremos!

Inscrição Individual

R$ 1.397
00
(em até 12x)
  • Acesso ilimitado às aulas gravadas por um ano
  • Acesso às aulas ao vivo por um ano

Inscrição Abundante

(inscrição indivudual + contribuição para que mais pessoas tenham acesso à bolsa do curso)
R$ 1.597
00
(em até 12x)
  • Acesso ilimitado às aulas gravadas por um ano
  • Acesso às aulas ao vivo por um ano
  • Você ajuda + pessoas a terem acesso à bolsa

Sobre a facilitadora:

silvia1

Silvia Silva

Silvia Silva, uma mulher negra de Belo Horizonte. graduada em Psicologia e com especialização e mestrado em Psicologia Social. Facilitadora em Comunicação Não-Violenta (CNV), além de difusora e entusiasta de metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem.

A curiosidade e o desejo de transformações sociais é o que guia seus passos profissionais, acadêmicos e de vida. Com uma trajetória plural, que aposta na leveza como um sentimento-base para as relações, Silvia alinhava suas experiências pessoais, interesses, percurso acadêmico e projeções de futuro para construir suas entregas em formato de palestras, oficinas e cursos. E, quando conheceu a Comunicação Não-Violenta, viu expandida suas possibilidades reflexivas e metodológicas ao integrar uma perspectiva mais dialógica, cuidadosa e propositiva a seus trabalhos.

De tudo isso nasce este curso: uma proposta a serviço de trocas conscientes, (des)construções necessárias, aprendizagens significativas, reconhecimentos mútuos e estabelecimento de estratégias para um futuro refundado em outras bases sociais, transbordantes de afetos e vida!